top of page

Desligar ou deixar em stand by, eis a questão

  • Felipe Rinaldi
  • 18 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

1308677355.png

Um questionamento frequente sobre a utilização eficaz de energia elétrica, em casa ou no trabalho, é se devemos desligar o computador ou deixá-lo ligado quando interrompemos o trabalho por breves períodos.

A versão curta da resposta é: desligue o monitor para intervalos curtos (como sair pra almoçar), desligue tudo, inclusive na tomada, para intervalos longos.

A versão longa dessa história começa junto com a computação pessoal e a sua popularização nos anos 80 e 90. Já cheguei a ler em livros dessa época que era melhor deixar o computador ligado direto, porque ficar ligando e desligando toda hora poderia reduzir sua vida útil.

Essa medida aumenta a vida útil, mas de forma muito sutil. Por isso, precisamos contextualizar essa recomendação. Um computador regular custava por volta de 3 mil reais em 1994. A passagem de onibus custava 60 centavos, o salario minimo era 64 reais e um carro popular saía por uns 6 mil. Estamos falando de um item de luxo para alguns poucos entusiastas e empresas. Assim, qualquer medida para preservar esse investimento era válida.

Além disso, naquele tempo um computador levava um bom tempo para incializar e até desligar completamente e assim, ligar e desligar constantemente poderia significar um bom tempo parado olhando para tela, gastando energia de forma igualmente inútil. Hoje, por outro lado, há várias técnicas de otimização deste tempo para incialização e desligamento, que podem reduzir esse processo para até poucos segundos.

Por esses e outros motivos, desligue o computador ao se ausentar por um intervalo mais longo, sem medo. Inclusive na tomada.

Na tomada, por um outro motivo, que é o consumo de energia "em standby" dos equipamentos. Em especial aparelhos eletrônicos, mesmo quando não estão em funcionamento, consomem energia. Esta é consumida seja para manter alguns sistemas ativos, como um display com relógio ou receptor de controle remoto, ou seja pela propria natureza do equipamento, como uma fonte de carregar notebook ou celular.

Apesar de consumirem pouca energia, se comparado com o consumo dos aparelhos em operação, é uma energia que está sendo consumida 24 horas por dia e por diversos equipamentos. Por exemplo, aquele reloginho do microondas consome por dia o equivalente a 3 minutos e meio de operação em potencia máxima, em média. Talvez seja mais do que você usa, de fato, por dia.

Estima-se que 5 a 10% do consumo em residências com muitos eletrônicos possa ser atribuída a esses consumo "em standby". Portanto, a recomendação é que se desligue tudo da tomada. Para simplificar, é possível que se ligue todos os equipamentos em uma régua elétrica e se desligue a régua ao sair de casa, ao dormir, ou ao fim do expediente, evitando assim esses gastos desnecessários.


 
 
 

Comentários


Clique para compartilhar nas redes sociais

Por que um Escritório Ecológico?

 

No momento em que vivemos, conscientes sobre os impactos negativos de nossas atividades no ambiente, é importante repensar velhos hábitos e coloborar para que o planeta seja um lugar em que possamos viver de forma saudável e solidária. 

O Escritório Ecológico é um espaço para trocar ideias sobre como adotar práticas sustentáveis no dia a dia do ambiente de trabalho. Por meio de mudanças em atividades rotineiras podemos economizar recursos, como água e energia elétrica, reaproveitar materiais recicláveis. Assim, repensamos nossa relação com o trabalho, com o planeta e ainda diminuímos nosso impacto sobre o ambiente, fazendo a nossa pequena contribuição. Cuidar do planeta também é nossa responsabilidade!

 POSTS recentes: 
 Procurar por TAGS: 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
bottom of page