Economizando tinta e papel com o PrintEco
- Emanuel Fonseca Lima
- 4 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Seja em casa ou no trabalho, acaba sendo inevitável o consumo de papel. Sempre nos vemos na necessidade de imprimir um documento, um e-mail ou uma página da Internet. Mas já parou para pensar no quanto isso impacta o meio ambiente?
A produção de 1kg de papel exige aproximadamente 540 litros de água. Para se produzir uma tonelada, é necessário o corte de 12 árvores. Isso sem falar na quantidade de resíduo que é gerada no processo de produção e após o consumo.
Existe uma forma bem fácil e eficaz de ajudar a reduzir esse consumo: um programinha chamado PrintEco. Ele é gratuito para uso pessoal e compatível com o Microsoft Office e com os navegadores Firefox e Google Chrome.
A ideia é bem simples: ele gera um botão que, quando clicado, otimiza as configurações e layout do documento a ser impresso, o que acaba resultando na economia de tinta e de papel.
Essa economia não é desprezível: no Office, por exemplo, ela pode chegar a 24%. Já no Firefox e no Chrome os resultados são ainda mais expressivos, embora, nesse caso, ele acabe excluindo imagens e outros elementos não-textuais. Isso não é um problema quando a intenção é imprimir somente o texto de um e-mail ou artigo da Internet.
A versão corporativa, destinada às empresas, permite, ainda, que se meça o quanto de tinta e papel está sendo economizado.
Para conhecer melhor e instalar o PrintEco, basta entrar no site: https://www.printecosoftware.com/
Referências
https://www.printecosoftware.com/
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/produzir-um-quilo-de-papel-consome-540-litros-de-agua/
Comments